terça-feira, 5 de maio de 2009

Feel it...

Estava eu aqui, pensando no que postar, e quase decidi por relatar minha aventura em meio a pessoas mal-educadas que ficam ouvindo música alta no ônibus. Mas não escreverei sobre isso, não depois de um post bonitinho como o abaixo...

Resolvi abordar um tema muito comum, mas ao mesmo tempo sublime. Quantas vezes não sentimos um aroma no ar, nos remetendo a épocas passadas, pessoas queridas, situações que mexeram conosco de alguma forma?

Não é engraçado quando estamos andando pela rua e sentimos aquele aroma que lembra a época da escola? Ou quando, no meu caso, sinto o cheiro de "Massinha Galática"? Incrível como os nossos sentidos são complexos, não?

A mente humana, como alguns dizem, se assemelha a um computador sem limites, e a quantidade de dados guardados em nossa memória é imensurável! Algumas situações, dependendo de iluminação, som, temperatura, nos transportam a diferentes momentos, deixando a sensação de déja vu.

Mas não apenas o olfato desencadeia emoções. A visão, obviamente, tem grande influência sobre nossas sensações. Ao visualizar um prato requintado, repleto de cores atraentes - ou uma mulher com um belo vestido vermelho, por exemplo, o cérebro associa a certa sensação. A audição, por sua vez, ao ouvirmos uma música calma, ou agitada, nos contagia para que nosso estado de espírito acompanhe o ritmo, seja qual for. O paladar também é responsável por diversas sensações prazerosas (ou não). Diferentes sabores, diferentes combinações, inúmeras possibilidades para agradar e surpreender. Texturas e superfícies diferentes, temperaturas variadas, formas que por toda a pele desencadeiam percepções e sensações. Eis o tato.

Tamanha complexidade em coisas tão simples e que podem nos dar tanto prazer, não é mesmo?

Às vezes os nossos valores, tão equivocados pela onda que a sociedade cria, são insignificantes perto da satisfação que as tais "coisas simples da vida" podem nos fornecer.

Agora, se me derem licença, vou tomar um sorvete ouvindo música celta, acariciando um gatinho fofo, observando o mar e sentindo o perfume que o vento traz. (Ok, estou no escritório, nem deveria estar postando...)

4 comentários:

Minoru disse...

Oi Tie-chan!
Nossa que bonito post!
Acho q o meu proximo eh sobre Deja Vu haha
Mas é mesmo, nos deixamos levar pelo que a sociedade transmite, influenciando no nosso dia-a-dia, porém, pensamos no nosso bem, estar bem, se sentir bem, isso faz com que as coisas simples que a vida nos proporciona se transforme em emoções e sentimentos indescritiveis...

Unknown disse...

amei esse post, Tetaaa!!
ebaa!! vou vir aqui sempre q der! =}

disse...

Que bonitinhos vcs, porque eu não consigo ser bonitinha também!? hahaha... Sempre que eu escrevo coisas dessa forma, acabo fazendo sátiras sem querer... No show vcs vão ver ;)

Parabéns pelo blog! O post do Minoru a baixo é muito legal tbm... Quem diria que pudesse sair coisas desse gênero de um cabeção daqueles? rs

bjos!

wagaun disse...

Uiaa... Só li agora! Você tinha me falado isso! Nice post!